Receba dinheiro de volta por suas compras!!!

468x60

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Projeto Verão: Qual a melhor hora de comer um chocolate ou um doce?

Oiiii gentee!!

Desculpe o sumisso! Comprei uma cachorrinha (Amora – Beagle) semana passada em uma feira, ai fiquem enrolada! Tive que levar no veterinário, comprar as coisinhas dela, não dormi direito.. Tudo aquelas coisas normais de filhote.

Vi esse post no blog da Gabriela Pugliesi (http://www.tips4life.com.br/) e achei super legal para trazer para vocês no Projeto verão de hoje, espero que gostem.



Descubras as vantagens e desvantagens de cada horário!

1-Depois de uma grande refeição (almoço, por exemplo):

Vantagem: como normalmente essa refeição tem salada e carne, esses dois alimentos diminuem o índice glicêmico do doce. Assim, a glicose sanguínea não sobre tanto e a chance do acúmulo de gordura é menor.

Desvantagem: nós engordamos bastante quando fazemos uma refeição muito calórica e ingerimos mais energia do que nosso corpo consegue processar. Assim, ao almoço que, normalmente, é uma refeição mais calórica, somam-se mais calorias quando ingerimos a sobremesa. Como consequência, acumulamos mais gordura. E, para quem quer emagrecer ou definir, isso não é nada bom…

Dica: para comer o doce após o almoço, diminua as quantidades de arroz, feijão, suco e outros acompanhantes, e evite alimentos muito calóricos (lasanha, farofa, frituras…). Assim, diminui o valor calórico da refeição evitando o acúmulo exagerado de gordura nessa hora.

2- Em um lanche no meio da manhã ou da tarde:

Vantagem: na maioria das vezes, lanches são refeições menores e menos calóricas. Então, se seu lanche for um doce, uma parte das calorias será usada para fornecer energia momentânea. E uma parte delas não será acumulada. Mas esse raciocínio funciona se seu lanche for só um tablete de chocolate, por exemplo. Se comer pão, fruta, iogurte mais o chocolate, a situação se inverte e fica parecida com o caso do almoço acima.

Outra vantagem é equilibrar as calorias do dia. Se comer o doce no almoço ou jantar, essas refeições passam a ser muito calóricas e os lanches muito pobres. Não vela a pena deixar isso tão diferente assim.

Desvantagem: o doce, quando consumido isoladamente, eleva muito a insulina pelo fato de o índice glicêmico ser alto. Com isso, a glicose sanguínea sobe rapidamente, e desce rapidamente. Com essa queda acentuada, os valores da glicemia podem ir mais baixo do que o normal e dar fome mais rapidamente. Em vez de matar a fome, 40 minutos após o consumo pode te dar mais fome! Mas, nem todas as pessoas são assim.

Dica: no lanche coma um chocolate pequeno bem devagar e um iogurte desnatado com um pouco de aveia ou linhaça. Eles ajudarão no quesito da insulina e da saciedade.

3- Após a atividade física:

Vantagem: quando praticamos atividade física, nosso corpo produz umas “substâncias” (transportadores GLUT) que têm a mesma função da insulina. Elas jogam a glicose para dentro da célula. Assim, ela sobe menos no sangue e engorda menos.

Além disso, após finalizarmos o treino, o metabolismo permanece alto por algumas horas. Assim, as calorias do doce não serão tão acumuladas assim. O corpo consegue processá-las mais eficientemente. Elas serão usadas para repor o que o organismo utilizou para praticar a atividade física.

Desvantagem: há uma pequena desvantagem em escolher essa hora para comer o doce. Se você comer muito doce, mesmo após o término do seu esforço físico, a insulina sobe e prejudica a queima de gordura, que nesse momento, está otimizada pelo seu treino.

Dica geral: se você não abre mão do doce, escolha uma das opções acima. Após o almoço se reduzir algum alimento, nos lanches com uma fonte de proteína e outra de fibra (Ex.: iogurte + linhaça) ou sem exageros após a atividade física.


E ai meninas o que acharam?? Eu adorei essas dicas, acho importante frisar que em um regime ou alimentação mais saudável não se deve cortar radicalmente as coisas que você gosta, no meu caso adoro um docinho depois do almoço, como 1 quadradinho de chocolate meio amargo e isso já satisfaz a minha vontade. Tudo tem que ter um equilíbrio SEMPRE!

Beijos fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário