Receba dinheiro de volta por suas compras!!!

468x60

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Mito ou Verdade? Parabenos

Oiiii genteee!!!



Hoje já é quinta-feira como passou rápido a semana... Já estamos quase em Julho, só eu que acho que o tempo está voando?

O assunto de hoje é um pouco delicado, existe muitas opiniões controversas, vou expor a minha opinião, mas não quer dizer que seja a verdade absoluta é apenas o modo como enxergo o assunto.

Acho muito válido o apelo da indústria de cosméticos por desenvolver produtos cada vez melhores, mais eficazes e seguros. Mas temos que ficar atentos pois muitas vezes somos levados a acreditar em falsas verdades.

Você provavelmente já essa inscrição em algum produto. 


O que são parabenos?

São os conservantes mais comuns e amplamente utilizados em produtos HPC (Higiene pessoal, perfumaria, cosméticos e correlatos) e alimentos.
Quimicamente, os parabenos são ésteres do ácido p-hidroxibenzóico, apresentado na figura abaixo, na qual o grupo R representa os diferentes grupos alquil associados à sua esrutura. Os mais comuns atualmente são metil, etil, propil e butilparabeno, sendo que o metil é mais hidrofílico e o butil o mais lipossolúvel – propriedade que os torna fáceis e convenientes de se usar.

Estrutura básica parabenos

Estrutura básica do parabeno + radical que determina a nomenclatura.


Usualmente utilizamos mais de um parabeno em uma formulação, para que haja o maior espectro e a melhor solubilidade em quaisquer fases do produto, o que explica o amplo uso essa classe de conservantes. No entanto, eles também podem ser utilizados em associação com outros conservantes quando se deseja maior espectro de ação antimicrobiana.

Quando começou a se falar na segurança dos Parabenos?

Para entender a história, voltaremos ao ano de 1984, quando a CIR (Cosmetic Ingredient Review Board) determinou que o metilparabeno, o propilparabeno e o butilparabeno eram seguros para uso em produtos HPC de acordo com as boas práticas de fabricação e a um percentual de até 25%, mas usualmente utiliza-se de 0,01 a 0,35% dependendo do país onde o produto será comercializado.

Em novembro de 2003 a segurança do uso dos parabenos foi posta em cheque. Até que em 2005, após a avaliação dos limites de exposição e uso, foi determinado que não havia riscos à saúde de mulheres ou crianças associados aos parabenos. A CIR, então, decidiu que não era necessário alterar a regulamentação desses conservantes.

No entanto, em 2004, um estudo independente relatou que foram detectados traços de parabenos em tumores de mama e levantou as propriedades, mesmo que fracas, similares aos estrogênios exercidas pelos derivados do ácido p-hidroxibenzóico, bem como a conhecida influência dos estrogênios no câncer de mama. O que os autores se esqueceram de avaliar foi a presença de parabenos nos tecidos normais. Além disso, o FDA (Food and Drug Administration) demonstrou, baseado em um outro estudo independente, que essas substâncias apresentam atividade semelhante a hormônios mas significativamente menor, especialmente nas baixíssimas concentrações utilizadas nos produtos HPC. Ou seja, é muito pior tomar anticoncepcional do que usar produtos com parabenos.

A MINHA opinião



Hoje existe milhares de outros estudos sobre os parabenos, atribuindo a eles muitos outros males, mas se não usarmos parabenos teremos que usar outro conservante, ai daqui há alguns anos também serão tachados de cancerígenos e outras coisa mais.

Infelizmente, a divulgação desses estudos foi o suficiente para que a história caísse no senso comum da população e do mercado e os parabenos foram taxados como sendo perigosos para a saúde. O mesmo que ocorreu com a lanolina e o óleo mineral em tempos anteriores. Hoje o que se observa é que qualquer um escreve algumas linhas sem qualquer embasamento técnico-científico, divulga na internet dizendo que não se deve utilizar produtos que contenham parabenos e citam inúmeros dos quais eles são parte. O que é, no mínimo, injusto e impróprio, pois assim nós, formuladores, temos que retirar os melhores conservantes de nossos produtos e manter o cosmético nosso de cada dia com o mesmo preço e com a mesma eficácia conservante.

Assim como outros tantos profissionais da área – inclusive com muito mais prestígio que eu, não admito o apelo de cosméticos livres de conservantes. Não assumo esse risco aos meus clientes. Pois se a água contamina se não for conservada, o que dirá um produto 60 a 80% composto de água e acrescido de lipídeos, carboidratos e, algumas vezes, proteínas e aminoácidos. Temos o meio de cultura ideal para a sobrevivência e proliferação de microrganismos.

Atualmente o FDA determinou que não há qualquer risco ou ameaça à saúde oferecido pelos parabenos. E ele será o primeiro órgão a voltar atrás caso apareça qualquer controvérsia.

Hoje infelizmente praticamente tudo pode aumentar as chances de desenvolver câncer, a começar pela poluição na atmosfera, pela água contaminada que tomamos todo dia, pelas carnes/aves/peixes cheios de hormônios substâncias tóxicas, as verduras/vegetais/frutas cheios de agrotóxicos e transgênicos. É a dura e crua realidade!

Bom gente, essa é a minha opinião, não quer dizer que seja a única verdade, as vezes opto por produtos parabenos free, mas para mim não acredito que ofereça um diferença significativa!

*Alguns produtos Parabenos Free





Beijos fiquem com Deus!

Dica do dia: Água: sua fonte diária de vida. A água é extremamente importante para a nossa saúde, pois mantém o organismo em equilíbrio. Ela também ajuda a digerir e absorver alimentos com mais facilidade. Recomenda-se em torno de 2 litros diariamente, ingerida entre as refeições e ao longo do dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário